Proposta
Pretende-se que o jovem atue no preparo da pessoa idosa para a vida moderna, por meio do uso e disseminação da informática. Busca-se, nesse processo, o resgate de valores morais e cívicos para o efetivo cumprimento dos direitos e deveres preconizados no Estatuto do Idoso e no Estatuto da Criança e do Adolescente para uma melhor qualidade de vida através da educação.
Atendimento
De 2001 a 2007, 324 jovens participaram do projeto como monitores e 308 idosos se formaram no curso de Informática para a Terceira Idade. Anualmente, através dos jovens, são capacitados cerca de 40 idosos.
Enquanto autor, tenho a pretensão, através deste blog e de outros meios, divulgar o Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” em toda a rede pública e particular de ensino do País, por meio da publicação de um livro, cujo “boneco” já está pronto, o qual relata a experiência em detalhes: como o projeto foi concebido, as dificuldades, as soluções, os resultados, as parcerias, os prêmios, as conquistas, e principalmente, a metodologia aplicada e o funcionamento de como é realizado. O material ainda precisa passar por todo o processo editorial. Acredito que essa será mais uma forma de promover a ampliação e articulação do projeto com o poder público, a sociedade e outras instituições de ensino. Busco o patrocínio de empresas e instituições interessadas em colaborar com essa idéia.
O Integrando Gerações
O projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” surgiu em 2001, em Campo Grande-MS, a partir de uma demanda do Centro de Convivência do Idoso da prefeitura, interessada em estabelecer parcerias na área educacional. O Prof. Francesco Edson Nogueira, idealizador e autor do Integrando Gerações e educador na área de informática em escola da região, planejou e desenvolveu então a idéia de promover a integração da juventude – os alunos da escola – com os idosos da comunidade, utilizando a informática. A idéia central é convidar os jovens alunos para compartilharem seu conhecimento e experiências com o computador com as pessoas da terceira idade, atuando como mini-docentes, monitores de informática.
Convergência de interesses
Os idosos da nossa era já não são mais como antigamente, eles são atuantes, dinâmicos, gozam de grande longevidade, são críticos, participativos, conhecem os seus direitos e deveres, entre outras qualidades e atribuições. Existe legislação específica para eles, o Estatuto do Idoso. É crescente, por isso, a necessidade de se criarem mecanismos que valorizem o envelhecer, e um deles é aproximar os idosos do contexto tecnológico atual. São notórias as dificuldades e constrangimentos de parcela expressiva dessas pessoas quando precisam utilizar os sistemas de facilitação e agilização da rotina de nossa sociedade (bancário, comercial e auto-atendimento em geral). É incontestável a necessidade de aprimorar e capacitar nossos idosos para a vida moderna, para que exerçam a cidadania e tenham direito à qualidade de vida de fato.
De outro lado, temos o jovem nesse mundo tecnológico, viajando virtualmente à sua maneira, muitas vezes não fazendo bom uso da tecnologia ou até se expondo a conteúdos indesejáveis. É possível observar nos noticiários situações para as quais nem mesmo o atual Código Penal Brasileiro prevê punições/penalidades como: a invasão de computadores, o envio proposital e criminoso de vírus de computador para outros usuários, sem falar na facilidade de acesso a conteúdos pornográficos, de incentivo ao uso de drogas, incitação à violência e terrorismo, entre outros.
A vida cada vez mais difícil, conturbada e agitada deste Século XXI exige que os pais vão para o mercado de trabalho praticamente o dia inteiro em busca do sustento e conforto familiar. A ausência dos pais contribui, condiciona e muitas vezes direciona, indiretamente, os jovens para as situações mencionadas.
O projeto Integrando Gerações busca minimizar os dissabores dessas duas realidades: emprega os conhecimentos tecnológicos adquiridos pelos jovens, de uma forma salutar, a serviço das pessoas idosas.
Os atores do projeto
O Integrando Gerações pode ser desenvolvido através de parceria entre uma instituição de ensino e o Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde os idosos são cadastrados e mantenham algum vínculo sócio-recreativo. A parceria com esse órgão visa propiciar a obtenção de informações mais precisas acerca dos idosos durante a execução do projeto, além de propiciar maior integração e divulgação da ação social desenvolvida.
O aluno voluntário recebe o tratamento e título de “monitor de informática”. O idoso que recebe orientação e instrução ganha tratamento e título de “aluno”. O projeto tem início, geralmente, um mês após o início das aulas devido ao ingresso de novos alunos (possíveis futuros monitores).
Os jovens protagonistas do projeto têm entre 10 e 16 anos. São supervisionados e direcionados por um professor-voluntário. Não são auxiliares do professor, são mini-docentes mesmo, estão, sim, subordinados a ele, devem de fato prestar contas ao professor, mas o brilhantismo da integração de gerações é que deve sobressair. Tem de ficar evidente a oportunidade de crescimento oferecida e a efetiva mudança de hábito dos jovens no seio familiar e na sociedade, conforme objetiva o projeto. No decorrer das aulas e em reuniões extraordinárias é desenvolvido um trabalho de preparação e conscientização sobre questões relacionadas ao serviço voluntário, como: O que é? Por que ser um voluntário? Obrigações do voluntário? Quais as vantagens de ser um voluntário? Entre outros.
Os monitores também são orientados a ter conhecimento do maior número possível de informações sobre o seu aluno. Eles mesmos entrevistam o idoso para a efetivação da matrícula no projeto. Informações sobre o aluno como data de aniversário, endereço, números de telefones, o que gosta e o que não gosta, “hobby”, problemas de saúde, história e experiência de vida, dificuldades de aprendizagem, entre outros, facilitam a integração com o monitor.
Os alunos, por sua vez, são pessoas na faixa etária de 60 (sessenta) anos completos ou mais. Eles não são meramente agentes passivos no projeto, ou seja, receptores de informações, eles têm de se esforçar para promover algumas mudanças em alguns jovens, se for o caso, como maus hábitos, preconceitos, resgate dos valores éticos, morais e cívicos, regras de convivência social e visão de mundo. Essas questões podem ser trabalhadas inclusive em encontros que envolvem os pais dos monitores, gerando e fortalecendo a integração de gerações.
Os pais têm papel fundamental, pois é no convívio familiar que se observam as reais mudanças no caráter, no comportamento e no proceder diante de situações relacionadas à pessoa idosa por parte do jovem. Pensando nisso, foi elaborado um questionário específico e exclusivo para essas pessoas que, se constituem atores fundamentais no projeto. O questionário tem a função de obter dados precisos, cuja perspectiva é retratar situações, gradativas ou inovadoras, em relação às mudanças observadas no comportamento do filho em casa ou no meio social, bem como apurar dificuldades que ele porventura venha sentindo no papel de monitor.
Algumas conquistas do projeto
Pelos bons resultados do Projeto Integrando Gerações, a instituição de ensino que o desenvolve desde a sua concepção recebeu, em 2003, 2005 e 2007, o Certificado e o Selo Bianual de “Escola Solidária” do Instituto Faça Parte - Brasil Voluntário, órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal e à UNESCO.
Em 2004, o projeto foi um dos vencedores do Concurso Talentos da Maturidade – 6ª edição, na Categoria Programas Exemplares, promovido pela instituição Banco Real AMRO. Com o prêmio recebido, em 2005 foram ampliadas as atividades para o idoso com diversas atividades extras e um Plano de Seguro Privado contra acidentes pessoais com cobertura 24 horas por dia.
Em 2005, o projeto foi um dos finalistas do Prêmio ODM Brasil 2005 (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), e recebeu o Certificado de Tecnologia Social como vencedor do Prêmio Nacional de Tecnologia Social 2005 da Região Centro-Oeste, promovido pela Fundação Banco do Brasil. Com o prêmio em dinheiro a instituição adquiriu 40 microcomputadores para serem utilizados, exclusivamente, pelos alunos inscritos no projeto.
Em 2006, o projeto foi selecionado para integrar duas coletâneas de livros: “Casos e Contos – Viagem por um Brasil Solidário” do Instituto Faça Parte (http://www.facaparte.org.br/), instituição vinculada ao Ministério da Educação, UNDIME e a UNESCO/ONU, que visa divulgar ações de instituições e empresas que promovem e mantêm programas de voluntariado juvenil; e “Jovens Transformações”, publicação da Ashoka Empreendedores Sociais (http://www.ashoka.org.br/), instituição presente em mais de 150 países e sem fins lucrativos. A publicação é composta por sete capítulos, cada um norteado por um dos princípios propostos pela Iniciativa de Aprendizagem Inovadora. Estes princípios são o resultado de uma pesquisa mundial em 400 organizações que fazem parte da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e que trabalham a temática da juventude. O Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” participou com o seguinte princípio:
Princípio IAI nº 4: Promover vínculos entre jovens e adultos para provocar trocas de experiências baseadas na complementaridade de perspectivas e valores. A aproximação de seus respectivos mundos é fundamental no desenvolvimento da co-autoria de processos de desenvolvimento de jovens, inclusive no âmbito familiar, onde todas as pessoas podem também aprender, contribuir com a aprendizagem mútua e com o desenvolvimento do potencial de jovens.
Texto baseado no relato de caso de Francesco Edson Nogueira, 37 anos, idealizador, autor e professor orientador do Projeto Integrando Gerações - Informática na Terceira Idade, desenvolvido em uma escola particular na capital de Campo Grande (MS).
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7 comentários:
Gostaria de implantar esse projeto em minha escola.
Trabalho com ensino Médio, gostaria de agilizar para implantar em 2009. Como posso entrar em contato com o autor do projeto?
Obrigada
Prof.Alice
prof.alice@gmail.com
Sou professora da rede pública municipal de Juiz de Fora/MG e trabalho com aula particular de informática para terceira idade, gostaria de receber mais informações sobre esse projeto, e se possível algumas atividades para serem trabalhadas com pessoas da terceira idade. Desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta.
Profª Márcia
mareseu66@oi.com.br
Adorei esta proposta, gostaria de imlantar em algumas comunidades de Salvador.
Vocês podem me mandar algum material com a metodologia?
Antecipadamente grata
Rita Neves
rita.neves@vsba.ba.gov.br
Gostaria de trabalhar com este projeto, numa ong que cuida da terceira idade, gostaria de obter ajuda sobre como fazer e se podem me mandar algum material com atividades.
Obrigado.
Eliziete
cantinhodaliz@hotmail.com
Olá...Trabalho em uma Escola Muncipal em Portão - RS e temos o projeto de informática para alunos das séries iniciais e neste ano será realizada oficinas de informática para os avós dos alunos. Gostaria de se possível receber alguma dica de quais conteúdos dentro da informática interessam ou são mais úteis aos idosos, sendo que nossa oficina terá um tempo reduzido. Qual assundo dar prioridade.
Desde já agradeço.
Profª Daniela
dmcasagrande@gmail.com
Boa noite, estou iniciando um curso de Informática para a terceira idade no projeto sócio educativo no qual trabalho. Tenho 22 anos sou instrutora de informática e trabalhar com os idosos e experiência nova, gostaria de entrar em contato para uma orientação do projeto de vocês em relação ao conteúdo ministrado. Aguardo resposta, pois o projeto iniciará amanhã 18.08.10.
Obrigada
Sou educar universitário e gostaria de estar implantando esse projeto na escola onde atuo gostaria de maiores informações
Rogerio (tecnologia em redes)
r.thiago@yahoo.com.br
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